O Instituto ITI deu mais um passo importante em sua missão de promover inclusão social e desenvolvimento sustentável. Foi inaugurada, em Itabira, a Fábrica Social de Cerâmica ITI, espaço que une qualificação profissional, design e impacto social ao oferecer capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Formação e inclusão social
A nova fábrica tem como objetivo formar mulheres em conhecimentos técnicos e atitudinais para a produção de cerâmicas utilitárias. Mais do que ensinar uma profissão, a iniciativa busca abrir caminhos para geração de renda, autonomia e transformação de vidas. O projeto integra o eixo tecnológico de Produção Cultural e Design, possibilitando que as participantes desenvolvam competências valorizadas pelo mercado, aliando criatividade, identidade cultural e sustentabilidade.

Parcerias estratégicas
O projeto é fruto de um termo de compromisso firmado entre o Ministério Público de Minas Gerais, o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais e o Instituto ITI, que garantiu o custeio inicial das ações. A Vale também se tornou parceira, viabilizando a aquisição de equipamentos essenciais para o funcionamento da fábricaDI – 2025-09-09 – TERÇA (1).
Durante a cerimônia de inauguração, realizada na sede do Instituto ITI, a promotora de Justiça Giuliana Talamoni Fonoff destacou a relevância da iniciativa:
“É mais um projeto que o Ministério Público de Itabira realiza com o ITI, e não será o último. É muito bom investir em pessoas e projetos que chegam até o fim e trazem resultado. A Fábrica Social tem um lado social e ambiental, e oferece oportunidade para mulheres vulneráveis em algo que envolve arte e beleza. É um investimento que trará bons frutos”.




Reconhecimento nacional
O evento também contou com a presença do superintendente regional da Receita Federal em Minas, Mário José Dehon São Thiago Santiago, que ressaltou a dimensão transformadora do ITI:
“O Instituto ITI já é um exemplo para o Brasil inteiro. É imbatível, porque é conduzido com inteligência e produz transformação social em toda a comunidade. É uma referência de governança e impacto social”.

A Receita Federal é parceira de outros projetos do Instituto ITI, como a produção de geleias artesanais a partir de vinhos apreendidos — exemplo de como bens antes descartados podem se tornar oportunidades de geração de renda e inclusão produtiva.
Futuro promissor
A inauguração da Fábrica Social de Cerâmica simboliza a expansão da atuação do Instituto ITI no campo da economia criativa e da inovação social. Além da produção utilitária, o espaço deve estimular a criação de peças artísticas que valorizam a cultura local, reforçando o compromisso da instituição com o desenvolvimento econômico sustentável e a promoção da dignidade humana.















































Conheça melhor o Instituto ITI
Você pode encontrar mais informações acessando a página abaixo ou entrando em contato conosco: