A Fábrica Social ITI, iniciativa do Instituto ITI em Itabira, foi a grande vencedora do Prêmio Impactos Positivos 2025, na categoria Ecossistema Dinamizador. O anúncio foi feito pelo fundador e diretor do Instituto ITI, Ronaldo Silvestre, nesta sexta-feira (03/10). O reconhecimento nacional contempla prêmios que somam mais de R$150 mil, destacando projetos que transformam comunidades e o meio ambiente com soluções sustentáveis e de impacto social real.
Saiba mais sobre o prêmio em: https://impactospositivos.com/encontro/edicao-2025/ .
Com três anos de atuação, a FSITI é um projeto dedicado à redução da desigualdade de gênero por meio da capacitação profissional e do empreendedorismo feminino. A iniciativa oferece formação, estratégias e ferramentas que permitem às mulheres desenvolver autonomia financeira e emocional, fortalecendo o protagonismo feminino na economia local.

A sede da Fábrica Social ITI, localizada na rua Irmãos D’Caux, abriga um moderno centro de descaracterização de roupas, bolsas e calçados apreendidos pela Receita Federal, viabilizando o Projeto Transformar. Esse trabalho inovador dá novo destino a materiais que seriam descartados, repassando-os a instituições sociais e fortalecendo a economia circular e solidária.
Durante o anúncio, Ronaldo Silvestre agradeceu à equipe envolvida na conquista e em resposta, a equipe da Fábrica Social ITI expressou gratidão aos idealizadores e apoiadores do projeto:
“Nossa gratidão especial aos fundadores, Ronaldo Silvestre e Rodrigo Bernardi, à equipe da Fábrica Social ITI e do Instituto ITI, aos nossos alunos e a cada pessoa que votou e acreditou nessa transformação.”
Problemas que o projeto resolve
Combate à desigualdade de gênero através da capacitação profissional e do incentivo ao empreendedorismo, promovendo autonomia financeira e emocional para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Inovação
Criação de um centro de transformação e reaproveitamento de materiais apreendidos pela Receita Federal, unindo sustentabilidade, impacto social e economia criativa.
Descrição da organização
Fábrica Social ITI — Centro produtivo e de capacitação profissional, atuando como coworking público de confecção e espaço de inovação social gerido pelo Instituto ITI.








